Mostra Animal bate recorde de público

 

 

A 5ª edição da Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba. Foram exibidas 22 produções cinematográficas de seis países com foco no cuidado e direito dos animais. Esse ano, mais uma vez, a Mostra recebeu recorde de público, com muitas sessões lotadas. Além dos filmes e das discussões sobre direitos dos animais, aconteceram a exposição e a venda de produtos veganos – alimentos, livros e peças de vestuários atraíram a atenção dos visitantes.

O público presente pode escolher dois filmes para receber o Oscow, homenagem da Mostra às produções. Os mais votados foram: na categoria Longas e Médias Um pedido de desculpas aos elefantes (2013), da diretora norte-americana Amy Schatz, um documentário da HBO que fala sobre história dos elefantes em cativeiro; e na categoria Curtas, o brasileiro Penso logo não durmo (2014), de Luara Lux, que traz diversas discussões envolvendo o universo animal como pesquisas, relação com a sociedade, consumo de animais e seus derivados, entre outros. O clássico longa inglês, O Filme dos Animais, de 1981, dos diretores Victor Schonfeld e Myriam Alaux, que aborda o uso e exploração dos animais para os mais diversos fins, foi o selecionado pelos organizadores do evento.

Os filmes exibidos mostraram ao público a realidade da exploração aos quais animais são submetidos pelos seres humanos, fazendo com que refletissem sobre o seu uso para o entretenimento, pesquisas ou para consumo.Também foi possível vermos, exemplos de pessoas que lutam por uma urgente mudança na relação entre humanos e não humanos, com histórias inspiradoras e emocionantes.

 

myFlickr

 

Confira a programação:

 

 

 

 

 

Seleção Oficial Mostra Animal 2014

 

“O Filme dos Animais” (“The Animals Film”)

(Londres, Inglaterra, 1981) – 120’

“O mais impressionante “film maudit”, possivelmente difícil de manejar, é o “The Animals Film” de Victor Schonfeld, uma investida polêmica, recheada de material nunca antes mostrado e uma riqueza de material novo, muitas vezes obtido de forma encoberta, que documenta... a degradação e exploração por parte da humanidade das criaturas com as quais compartilhamos nosso planeta.

Ele prova, sem sombra de dúvidas, que esse comportamento não é apenas aleatório ou pessoal, mas parte da nossa sociedade organizada, com indústrias farmacêuticas, departamentos governamentais, cientistas, autoridades militares, fazendeiros, laboratórios de pesquisa em universidades, fomentado por interesses próprios egoístas, por dinheiro ou prestígio.

Nunca saí tão emocionado de uma sessão pelo poder do cinema como um meio de transformação da completa sensibilidade do público – por Alan Brien, do The Sunday Times – UK.”

Site: www.theanimalsfilm.com Diretores: Victor Schonfeld e Myriam Alaux

“Tauromachine” (“Tauromachine”)

(Rennes, França, 2012) – 4’33’’

Christophe Thomas, um ativista francês, decide salvar um touro (Fadjen) que teria como destino certo a arena sangrenta das touradas. Da raça “Touro Bravo”, os criadores alertaram que seria naturalmente agressivo, selecionado geneticamente para atacar o homem em um duelo até a morte. Mas será que o amor de um homem seria capaz de provar o contrário?

Confira ao som da música Tauromachine, de Matthias Ferranges, o dia-a-dia de Fadjen. Christophe e Fadjen estão hoje à frente do movimento mundial pelo fim das touradas.

Site: www.sauvons-un-taureau-de-corrida.com Diretor: Christophe Thomas

“Toda a Diferença do Mundo” (“All the Difference in the World”)

(Ithaca, EUA, 2012) – 16’19’’

“Toda a diferença do mundo” compartilha a história dramática e inspiradora de um dos maiores resgates de animais na história dos Estados Unidos, após a destruição de uma fazenda industrial de ovos por um furacão. Ele oferece um insight sobre uma questão que assombra muitos dos que lutam por justiça social: com problemas tão grandes e complexos, como podem os nossos esforços individuais significar alguma coisa ou fazerem real diferença diante da enormidade da tragédia e da injustiça? A resposta reside na abordagem corajosa adotada por esses salvadores de animais. Ao invés de sucumbir ao desespero, eles reúnem uma comunidade para juntos fazerem tudo o que podem, enquanto sabem que inúmeros indivíduos não poderão ser salvos. Ao mesmo tempo que carregam em seus corações o peso de todas as tragédias que eles são incapazes de impedir, eles também abrem-se à alegria que chega quando se dá tudo o que se tem para oferecer.

Site: www.tribeofheart.org Diretora: Jenny Stein

“Fulaninho, o cão que ninguém queria”

((São Paulo, Brasil, 2001) - 18'

Cãozinho abandonado relata sua vivência e ensina sobre a guarda responsável de animais de estimação.

Site: www.intitutoninarosa.org.br/ Diretora: Denise Gonçalves

“Planeat” (“Planeat”)

(Londres, Inglaterra, 2011) – 72’

PLANEAT é a história da busca de três homens para encontrar uma dieta que seja boa para nossa saúde, boa para o ambiente e boa para o futuro do planeta. Com um elenco adicional de chefs pioneiros e a melhor culinária que você já viu, os cientistas e médicos no filme apresentarão um caso convincente para o Ocidente reexaminar o seu caso de amor com carne e produtos lácteos. O filme apresenta o inovador trabalho do Dr. T Colin Campbell na China explorando a ligação entre dieta e doença, o uso da dieta pelo Dr. Caldwell Esselstyn para o tratamento de pacientes com doença cardíaca, e as investigações do cientista Dr. Gidon Eshel sobre como nossas escolhas alimentares contribuem para o aquecimento global, uso da terra e zonas mortas do oceano. Com a ajuda de alguns agricultores inovadores e chefs, PLANEAT mostra como os problemas que enfrentamos hoje podem ser resolvidos, sem ter que recorrer a uma dieta de lentilhas e folhas de alface.

Site: www.planeat.co.uk Diretores: Or Shlomi e Shelley Lee Davies

“Ecce Homo”

(Rio de Janeiro, Brasil, 2013) - 6'6''

Uma fábula sobre a crueldade do Homem para com os animais. Prêmio Juri Popular e Menção Honrosa no 18º Cine PE

Site: Diretor: Clodoaldo Lino

“O Mico-Leão Dourado de Cabo Frio”

(Rio de Janeiro, Brasil, 2014) - 17'

Com depoimentos de pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e moradores do entorno da Reserva, o filme retrata a importância da criação do Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado, no Segundo Distrito de Cabo Frio, como uma medida de alta relevância científica. Um verdadeiro esforço contra o isolamento e extinção da espécie que se tornou o símbolo para a conservação da Mata Atlântica no Brasil.

O filme revela a problemática da região onde a Reserva está localizada e os esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio em estruturar e preservar toda área que é um reduto de Mata Atlântica no Município e o habitat dessa espécie em extinção.

Melhor Filme Produzido na Região na 8ª edição do Festival de Cinema Curta Cabo Frio.

Site: www.codigosolar.com.br Diretor: Marcelo de Paula

“Em que lado...”

(Pontal do Paraná, Brasil, 2013) - 8'46''

Arquipélago de Currais no Paraná, um criadouro de aves marinhas ameaçadas pela poluição. Todos podemos fazer algo para ajudar, ficar inerte ou atrapalhar, em que lado escolhemos ficar?

Site: www.fotosevideos.com.br Diretor: Rodrigo Camargo

“Penso, logo... não durmo”

(Curitiba, Brasil, 2014) - 11'34''

É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade.

Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretor: Luara Lux

“Adote”

(Santos, Brasil, 2013) - 9'

Em meio a correria do dia-a-dia ainda é possível encontrar pessoas que se dispõe a amar e cuidar de animais. Adotar não é apenas caridade, é um ato de amor e total responsabilidade. Sammy e Cami são estudantes de Cinema e Audiovisual e partilham neste documentário um amor infinito por animais de estimação.

Site: freitassammy.wordpress.com Diretoras: Sammy Freitas e Cami Ferreira

“Um Pedido de Desculpas aos Elefantes” (“An Apology to Elephants”)

(Nova York, USA, 2013) – 40’

Narrado por Lily Tomlin e dirigido pela ganhadora do EMMY Amy Schatz, “Um pedido de desculpas aos elefantes” conta a problemática história dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também uma súplica para que salvemos o que sobrou na Natureza de nosso mundo.

Site: www.hbo.com Diretora: Amy Schatz

“Amigos Fiéis - Branca e Sr. Wilson”

(Curitiba, Brasil, 2014) - 7'17''

A história de Branca e Sr. Wilson, eles se conheceram quando Branca ainda era muito jovem e desde então se tornaram amigos e nunca mais ficaram sós, vivendo um sempre ao lado do outro até o fim da vida de Branca. Sr. Wilson é um verdadeiro exemplo a todos, mostrando que onde há amor sempre é possível cuidar dos animais até seus últimos dias.

Site: www.facebook.com/cristine.helen Diretora: Cristine Helen Santos

“O Zoológico do Futuro”

(Bahia, Brasil, 2006) - 37'

O documentário enfrenta o debate sobre a função do zoológico, demonstrando, através de entrevistas com especialistas nacionais e estrangeiros, que o modelo de zoológico adotado atualmente está ultrapassado, uma vez que, organizado em função dos interesses humanos, priva os animais de seus direitos básicos, como a liberadade e a vida selvagem.

A partir do relato de ativistas e especialistas, o documentário apresenta alguns insights sobre o futuro dos jardins zoológicos, que para muitos haverão de se converter em santuários, local de permanência temporária, onde os animais possam submeter-se a cuidados básicos em razão de seus próprios interesses e, sempre que possível, reintroduzidos na natureza.

Site: www.nipedia.direito.ufba.br Diretor: Bruno Brito

“Pegada Tóxica” (“Tail of Toxics”)

(Washington-DC, EUA, 2014) – 2’45’’

Testes excruciantes são realizados em milhares de animais todos os dias para trazer novas drogas, cosméticos e pesticidas para o mercado. Reconhecendo que a experimentação animal é lenta, exige grandes recursos e não necessariamente prevê resultados confiáveis sobre a saúde de seres humanos, a Academia Nacional de Ciências dos EUA recomendou a mudança de testes com animais para métodos de ensaio sem animais, que são mais precisos e de baixo custo. Entenda porque o teste em animais não é a melhor opção sob o ponto de vista científico e ético, nessa dinâmica animação produzida pelo Comitê Médico pela Medicina Responsável (Physicians Committee for Responsible Medicine – PCRM), respeitada organização norte-americana.

Site: TailofToxics.org e pcrm.org Diretora: Aryenish Birdie

“Não abandone animais - Homenagem a Paloma”

(Curitiba, Brasil, 2010) - 6'52''

Inicia com homenagem a cadela Paloma que sofreu muito nas ruas, mas teve a sorte de encontrar uma humana que se preocupasse com ela e a amasse incondicionalmente. Depois segue com o tema sobre abandono de animais e as ilusões dos humanos que abandonam, que não pensam que o animal precisa de uma forma para sobreviver e sofrem muito nas ruas. Sobre pessoas que pensam que abrigos são cachorrolândia ou gatolândia e não se preocupam em como será a vida do animal depois.

Site: www.facebook.com/cristine.helen Diretora: Cristine Helen Santos

“Lolita – Escrava pelo Entretenimento” (“Lolita – Slave to Entertainment”)

(EUA, 2013) – 56’00’’

Este polêmico e premiado documentário independente desvenda a realidade perturbadora e os segredos obscuros da indústria multi-bilionária dos aquários, questionando a ética humana no relacionamento com animais para entretenimento. Retrata a comovente história de Lolita, uma baleia assassina mantida em exposição no Aquário Marinho de Miami, Flórida, por mais de 40 anos.

Site: www.slavetoentertainment.com e www.rattlethecage.org Diretor: Tim Gorski

“O Hamburguer de Alga Holandês” (“The Dutch Weed Burger”)

(Amsterdam, Holanda, 2013) – 28’39’’

Se o consumo humano continuar em sua escala atual, em 2050 nós precisaremos de três Terras para nos alimentar. Cada vez mais cientistas concordam que um direcionamento para uma dieta a base de plantas é inevitável. Lisette Kreischer - uma vegana holandesa - e o documentarista Mark Kulsdom pretendem enfrentar este desafio e estão mirando nas algas como a alimentação do futuro. Juntos, eles vão para New York para conhecerem a fundo a melhor cultura mundial vegana em busca da receita de algas perfeita.

Site: dutchweedburger.com Diretor: Mark Kulsdom

“Jim Morris – Fitness ao longo da vida” (“Jim Morris – Lifelong Fitness”)

(Los Angeles, CA, EUA, 2014) - 16’30’’

Como fisiculturista professional por 30 anos, Jim ganhou muitos grandes títulos incluindo Mr. America, Mr. USA e Mr. International. Em 1996, Jim ganhou o Mr. Olympia masters com idade de 61 anos, sendo vegetariano. Em 2000, Jim se tornou vegano por motivos éticos e de saúde. Ele continua a treinar regularmente e trabalha como personal trainer em Venice, California. O filme explora a fantástica estória e os pensamentos fascinantes de Jim sobre a vida, envelhecimento e realização pessoal.

Site: www.lifelongfitness.tv Diretor: Ryan Vance

“A História de uma Mãe” (“Die Geschichte einer Mutter”)

(Basel, Suiça, 2014) 3’40’’

Um curta que conta a história trágica da vida de uma mãe.

Site: www.vegan.ch Diretor: Adrian Marmy

“Nós”

(Joinville, Brasil, 2014) 2’33’’

A privação da liberdade é um dos piores retratos da violência que cometemos contra os animais não-humanos. Em um pacto com tradições antropocêntricas incompreensíveis, a limitação de movimentos suga, também, o psicológico – diariamente. O que fizemos? O que eles fizeram para merecer isso?

Site: Diretora: Fernanda Lange

“Leitão Pururuca”

(Curitiba, Brasil, 2014) 7’52’’

Uma noite de Natal se transforma num velório macabro quando cristianismo e espiritualidade se chocam em poesia.

Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretora: Fiori Vonière

“Os Papagaios Selvagens de Telegraph Hill” (“The Wild Parrots of Telegraph Hill”)

(San Francisco, EUA, 2003) – 83’

“Os Papagaios Selvagens de Telegraph Hill” é a verdadeira história de um boêmio de São Francisco e seu notável relacionamento com um bando de papagaios selvagens verdes e vermelhos. Mark Bittner, um músico de rua sem-teto em San Francisco, se encontra com o bando enquanto ele procura um sentido para a sua vida, sem saber que os papagaios selvagens vão lhe trazer tudo o que ele precisa.

Site: www.pelicanmedia.org Diretora: Judy Irving