VI Mostra Animal emociona Curitiba.

 

myFlickr

Curitiba já estava com saudades desse que é um dos maiores eventos de cinema com a temática animal do mundo. Com filmes de 10 países, convidados especiais, diretores, artistas, feira vegana e um público que cada vez mais se interessa quanto aos diversos aspectos da relação entre seres humanos e animais, a VI Edição da Mostra Animal trouxe, por meio da sétima arte, inúmeras questões relativas ao movimento de amplo respeito aos animais.

No primeiro dia em sua nova casa (Cine Guarani do Portão Cultural) e com uma seleção de filmes livres para todas as idades, "O Mundo Animal de Bibi" (3 episódios), "My Dream" e "The Gift", a Mostra abordou temas como o abandono e a guarda responsável de animais domésticos, como cães e gatos, bem como a esperança por um mundo onde a violência contra os animais seja algo do passado obscuro de nossa sociedade. Juliana Camargo, presidente fundadora da AMPARA Animal, e Lucas Alvarenga, representante nacional da Mercy For Animals, puderam bater um papo com o público logo após os filmes.

Após o primeiro intervalo, momento em que a feira vegana foi a atração principal com seus 19 expositores, as exibições continuaram com "Por Eles", "Apesar de Você (Homenagem às Porcas)" e "Cowspiracy", esse último sendo escolhido como um dos homenageados pelo público para receber um dos Oscows. O Bate Papo ficou por conta de Shirley Fraguas, diretora de "Por Eles", e uma curta entrevista com Kip Andersen, diretor de "Cowspiracy", realizada via web pela voluntária Fernanda Mayrinck especialmente para a Mostra Animal.

Após o bate papo, a cantora Iria Braga apresentou 5 músicas especiais para o evento com seu violonista Thiago Coelho, emocionando o público com sua voz.

Na volta do segundo intervalo, "Live and let Live", "A Vida Segundo Ohad" e "The Herd" fecharam o primeiro dia com muita emoção, esperança e principalmente, histórias inspiradoras.

"The Dream", "Strength" e "Seaworld" (filmes da PETA), "Pidgeon Love" (primeiro filme africano presente na Mostra) e "Ecocide" começaram o segundo dia com tudo e prepararam o público para um dos momentos mais fortes do dia: com a exibição de "At the Edge of the World" e dois episódios do Multishow do programa "Não Conta Lá em Casa (Ilhas Faroé)", o público pôde conhecer um pouco mais sobre as matanças de baleias em diversas partes do mundo com as presenças de Guiga Pirá (voluntário da Sea Shepherd) e Felipe Ufo, diretor dos episódios das Ilhas Faroé. "Speciesism" fechou a tarde do segundo dia e das escolhas do público para os homenageados com o Oscow.

Após a apuração, "Cowspiracy" e "The Gift" receberam as homenagens pelo voto do público. Já o filme que iria fechar a VI Edição da Mostra Animal, o norueguês "Pels", recebeu a homenagem escolhido pela organização do evento.

Após o término do evento uma certeza ficou para todos: agora é hora de pegar a estrada e levar, por meio das edições itinerantes, toda a riqueza dos diversos filmes que compuseram a VI Edição da Mostra Animal para outras cidades do Brasil.