II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais Itinerante em Belo Horizonte

 

Segunda edição da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais acontece em outubro em BH

A 2ª Edição Itinerante da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais chega a Belo Horizonte dias 8 e 9 de outubro, com seis curtas e quatro longas, sendo três brasileiros e sete estrangeiros, produzidos na Alemanha, Hungria, Israel e Estados Unidos.

De pecuaristas que fazem de tudo para manter sua atividade em segredo (Specism – EUA 2013) até o estilo de vida daqueles para quem o amor e o respeito pelos animais é muito mais forte que o paladar e o consumismo (Por Eles – Brasil 2015), os documentários, ficções e animações da Mostra trazem temáticas diversas produzidas sob a perspectiva de crianças, jovens, adultos, especialistas e ativistas. Por Eles é um curta produzido em Belo Horizonte pela cineasta Shirley Fraguas e premiado em São Paulo no 6º Troféu Graça Aranha de Cinema Independente.

Com entrada gratuita, as exibições acontecem a partir das 17 horas no Cine MIS Santa Tereza, rua Estrela do Sul 89, bairro Santa Tereza – BH seguidas de bate papos entre os presentes e coordenadores da Mostra. Nos dois dias haverá barracas com venda de produtos veganos.

“Em 2015, primeiro ano da Mostra, tivemos um bom público, e a nossa expectativa é que este ano tenhamos ainda mais. A temática animal é alvo de debate crescente em na mídia, redes sociais, na política, justiça, escolas e universidades, enfim, é um assunto que está cada dia mais presente em todos os setores da sociedade. Queremos que a Mostra proporcione uma alternativa de discussão e questionamento”, ressaltou Silvana Portugal, nutricionista e diretora da Sociedade Vegetariana de Minas Gerais.

Este ano a Mostra já aconteceu em Curitiba, Niterói, Florianópolis e Salvador (acho que não há mais nenhuma programada para este ano. Confere, Ricardo?). Em Belo Horizonte ela é promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira - Grupo BH, em parceria com o Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais (MMDA).

A programação completa com horários dos filmes e bate-papos está disponível em: www.mostraanimal.com.br.

Serviço:

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – 2ª Edição Itinerante Belo Horizonte

Data: 8 e 9 de outubro (sábado e domingo)

Local: Cine MIS Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Bairro Santa Tereza)

Horário: Mostra: 17h às 21h

ENTRADA GRATUITA*

*sujeita à lotação do espaço.

V Mostra Internacional de Cinema pelos Animais Itinerante em Florianópolis

Mostra internacional de cinema pelos animais em Florianópolis

 

Mostra internacional de cinema pelos animais em Florianópolis

II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais Itinerante em Salvador

 

Salvador recebe Mostra Animal com exibição de filmes e feira vegana

Evento gratuito acontece nos dias 2 e 3 de julho, no Teatro Sesi Rio Vermelho

O respeito aos animais entra em cena durante a Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – 2ª Edição Itinerante Salvador, que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo), no Teatro Sesi Rio Vermelho, a partir das 14h. A Mostra Animal reúne 18 filmes, curtas e longas metragens, entre documentários, filmes de ficção e animações do Brasil e outros nove países que têm como tema central a proteção e o respeito aos animais. Gratuita e aberta ao público, a Mostra traz como novidade a Feira Vegana, com diversos produtos livres de ingredientes ou testes em animais.

Com realização da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a edição 2016 da Mostra estreou em Curitiba, em maio desse ano, e chega à capital baiana para mais uma edição itinerante. “Voltar a Salvador comprova que o tema está cada vez mais em pauta em todas as cidades do país. Falar da relação entre seres humanos e animais é falar de um novo mundo, mais justo e harmônico em todos os sentidos”, ressalta Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Entre os filmes, o premiado longa americano ‘Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade’ (2014), que investiga as principais organizações ambientais do mundo – entre elas o Greenpeace e a Rainforest Action Network. Além de produções do Reino Unido, Israel, Alemanha, Hungria, o Brasil também ganha espaço com a animação infantil ‘O Mundo Animal de Bibi’ (2015), com episódios educativos sobre temas sociais, ambientais e animais; além dos curtas ‘Por Eles’ (2015) e ‘Apesar de Você’ (2015), que relembra o acidente que vitimou porcos na rodovia Rodoanel, em São Paulo, no ano passado.

A Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – 2ª Edição Itinerante Salvador é patrocinada pelo restaurante Ciranda Café, Cultura e Arte, lanchonete B-Vegan e restaurante Mariposa. O evento conta com parceria do Teatro Sesi Rio Vermelho e apoios da Agência Jambo e Bar Deixa de Charme.

Bate-Papo e Feira Vegana

Em 2016, a Mostra Animal estreia a Feira Vegana, uma feira ética de produtos livres de origem animal. Na edição Salvador, a feira acontece na varanda do Teatro Sesi, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 22h. O espaço conta com nove expositores, sendo oito empresas locais, entre elas: Ciranda Café e Arte; B-Vegan, com salgados de forno, sobremesas e mini sanduíches; a SVB, com livros e DVDs; Nana Veg, com coxinha de shitake, bolo e pastel de legumes; Ateliê das Mandalas, com mandalas artesanais e camisetas; Meu Veg, com burguers veganos; Rango Vegan, com salgados e tortinha de chocolate; a Quitanda Vegetariana, com leites, queijos e manteiga vegetais, falafel, hommus e cheesecake vegano; Bem me Vi, com alfajor, carteiras, ecobags, coletor menstrual, camisetas e pó dental.

Além da exibição dos filmes e da Feira Vegana, a programação conta ainda com bate-papos entre público, representantes locais da causa animal e da organização nacional do evento. Serão debatidos temas como: alimentação vegana e vitaminas, com a nutricionista Laís Martins e o fisiculturista vegano Paulo Victor Guimarães; saúde da mulher, meio ambiente e libertação animal, com a feminista ecológica Viviana Mata; educação consciente para a não violência e empatia, com o educador humanitário Francisco Athayde; motivações éticas do veganismo, com o advogado Samory Pereira Santos e o filósofo e jornalista Márcio Lupi. O bate-papo terá ainda abertura de Paula Gaio, uma das coordenadoras da Mostra em Curitiba que contará sobre o evento e o movimento no sul do Brasil. Haverá também sorteio de brindes entre o público participante.

Originalmente criada pela Sociedade Vegetariana Brasileira de Curitiba, em 2009, a Mostra Animal realizou em 2016 a sua 6ª edição na capital paranaense. O evento expandiu-se para outras cidades brasileiras por meio de versões itinerantes já realizadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Niterói, Vitória, Recife, entre outras. Em Salvador, a primeira edição aconteceu em maio de 2014.

A programação completa com horários dos filmes, bate-papos e feira vegana está disponível em: www.mostraanimal.com.br.

Serviço:

Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – 2ª Edição Itinerante Salvador

Data: 2 e 3 de julho (sábado e domingo)

Local: Teatro Sesi Rio Vermelho (R. Borges dos Réis, 9)

Horário: Mostra: 14h às 20h30 (sábado) e 14h às 21h30 (domingo) | Feira: 16h às 20h (sábado) e 16h às 22h (domingo)

Informações: 99179-8226

ENTRADA GRATUITA*

*sujeita à lotação do espaço.

Vitória recebeu pela primeira vez a Mostra Animal durante os dias 08 e 09 de março de 2014.

Mostra Itinerante Vitória - 08 e 09/03/2014