VII Mostra Animal é inspiração no Rio de Janeiro.

 

myFlickr

A VII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais (Mostra Animal 2017) aconteceu na cidade maravilhosa, no dia 12 de novembro de 2017 na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A cidade se tornou palco do maior evento de cinema do Brasil voltado para os animais. Lançada no ano de 2009 em Curitiba (PR), desde então tem sido realizada com sucesso em diversos estados brasileiros. Hoje é um dos mais relevantes eventos de cinema do mundo, voltado totalmente para a discussão dos direitos dos animais e os impactos socioambientais que a interação dos humanos com os outros animais pode trazer.

Contando com 10 filmes inéditos ao evento, vindos do Brasil e outros 5 países ao redor do mundo, uma seleção especial de 3 curtas homenageados em edições anteriores, convidados especiais, diretores, artistas, feira de produtos livres de exploração animal, feira de adoção de animais realizada pela ONG Focinhos da Luz, bem como diferentes ONGs como Santuário das Fadas, Animal Equality, Mercy for Animals e a própria SVB participando como expositores, o público de mais de 300 pessoas pôde aproveitar o dia entre os filmes, as feiras e os expositores, conhecendo mais do movimento de amplo respeito aos animais.

A feira vegana ainda contou com os seguintes expositores: Veganza - Empório Vegetariano, Face It - Natural Cosmetics, Doce Vegana - Confeitaria, Vegabom - Opção Saudável, Laboratório Vegetariano, Vegtutes - Culinária Vegana, ComVidaVeg - Gastronomia Vegana, Cinco - Buffet Vegano e Barletta - Massas Artesanais.

O evento iniciou com os filmes "Oxigênio", "De Fora (Desde Afuera)", "Carnivoraz", "42 Dias na Vida de um Frango" e "Empatia", abordando temáticas sobre pesca, experimentação animal, produção de aves, a exploração de animais como um todo e o veganismo como contraponto.

Após o primeiro intervalo, o público retornou para prestigiar o longa "Leões de Sangue (Blood Lions)" e a seleção de curtas homenageados em edições anteriores: "Presente (Gift)", "Penso, logo... não durmo" e "Quanto Custa?". Assim, o público tomou maior conhecimento sobre a "caça enlatada" de leões na África do Sul e refletiu sobre adoção consciente, sobre a exploração animal e a produção de animais domésticos para venda.

No retorno do segundo intervalo, foi a vez dos filmes "Xitara", "A Hora da Decisão (Time to Decide)" e "O Último Porco (The Last Pig)", mostrando o dia a dia na vida de um cão sob seu olhar animal, uma reflexão sobre como podemos mudar imediatamente nossa relação de abuso sobre os animais e as novas atitudes e consciência encaradas por um fazendeiro em seu último ano como produtor de suínos.

Os votos do público foram então contabilizados para a realização das homenagens do evento. O filme "Empatia", do diretor Ed Antoja e produção da Fundación para el Asesoramiento y Acción en Defensa de los Animales (FAADA), foi homenageado com a estatueta do Oscow, enquanto o filme "The Last Pig", de Allison Argo e Joseph Brunette, foi homenageado com uma placa comemorativa. Para finalizar, a segunda estatueta Oscow foi entregue pela organização do evento ao filme "What the Health (Que Raio de Saúde)", do diretor Kip Andersen. Como nas edições anteriores, o filme escolhido pela organização foi exibido em seguida, apresentando uma jornada que descobre as principais causas associadas às maiores doenças do mundo e a solução secreta que resolve boa parte do problema.

Além dos filmes, o público teve dois momentos durante o evento para conversar com convidados especiais. No local, estavam presentes a atriz e modelo Yasmin Brunet, a atriz Giulia Gayoso, a youtuber Hana Khalil, os diretores Raul Vanussi e Priscila Coelho, do filme "Carnivoraz", e a diretora Diana Svintiskas, do filme "Xitara", em um bate-papo descontraído mediado pelo presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino.

Agora é hora de inspirar outras cidades do Brasil, levando os filmes desta edição por meio das Mostras Itinerantes. Ajude a organizar uma em sua cidade, entre em contato!

 

Confira a programação do evento:

Programação da Mostra Animal 2017

 

Seleção Oficial Mostra Animal 2017

 

MÉDIA E LONGA-METRAGENS

 

Empatia

(Espanha, 2017)

Dirigido por: Ed Antoja

Ed é contratado para fazer um documentário com a intenção de mudar os hábitos da sociedade que são prejudiciais aos animais. Mas completamente estranho à cultura de amor aos animais, ele perceberá que para realizar o projeto, ele deve primeiro se convencer. Um projeto que mudará seu modo de vida para sempre. Ou talvez não?

 

Leões de Sangue (Blood Lions)

(África do Sul, 2015)

Dirigido por: Bruce Young, Nich Chevallier

Leões de Sangue segue o internacionalmente reconhecido jornalista ambientalista e operador de safari, Ian Michler, nas fazendas de criação para testemunhar os resultados da criação intensiva de leões em confinamento - um forte contraste com seus primos selvagens.
Fazendeiros agressivos se ressentem de seu questionamento, mas é fácil de ver a comercialização altamente lucrativa de leões - a domesticação de filhotes de leão, o recrutamento de voluntários, os passeios com leão, a caça e o novo comércio de ossos de leão estão aumentando e tudo está sendo justificado sob o disfarce da conservação e pesquisa.

 

O Último Porco (The Last Pig)

(EUA, 2017)

Dirigido por: Allison Argo

O Último Porco é uma meditação lírica sobre o que significa ser uma criatura senciente com o poder de matar. Profundamente imersivo, o filme segue um fazendeiro de suínos durante seu último ano de abate de porcos. Por meio de reflexões esparsas e íntimas, o fazendeiro revela o crescente conflito de uma vida "vendendo a morte".

 

What the Health (Que Raio de Saúde)

(EUA, 2017)

Dirigido por: Kip Andersen, Keegan Kuhn

Uma jornada que descobre as principais causas associadas às maiores doenças do mundo e o conluio entre as grandes indústrias que fazem trilhões de dólares lucrando em cima de tudo. Depois, mostra a solução secreta que resolve boa parte do problema, de várias maneiras.

 

CURTA-METRAGENS

 

42 Dias na Vida de um Frango

(EUA, 2016)

Dirigido por: Jose Valle

A Animal Equality foi pioneira ao utilizar filmes em realidade virtual no movimento de proteção animal, dando aos telespectadores a primeira experiência imersiva de 360 graus no universo oculto das granjas industriais e abatedouros. A série iAnimal 360 da Animal Equality aumenta a compreensão das pessoas sobre de onde vêm seus alimentos e também está aumentando a consciência global sobre a necessidade de maior proteção animal e escolhas mais compassivas em relação aos animais.
O filme "42 Dias" é o segundo vídeo da série iAnimal, que te leva a uma viagem imersiva na vida dos frangos explorados pela indústria da carne. São mostradas as práticas legais e padrões da indústria de frangos dos Estados Unidos e do mundo inteiro, tais como, a forma em que são criados e os banhos de choque elétrica onde as aves são imersas antes de morrerem.

 

A Hora da Decisão (Time to Decide)

(Reino Unido, 2014)

Dirigido por: Edward L. Dark

Toda geração deve considerar a injustiça e crueldade que tolerará. A hora da decisão chegou para a nossa geração. É hora de evoluir. Devemos acabar com a Era do Enjaulamento.

 

Carnivoraz

(São Paulo, SP, Brasil, 2016)

Dirigido por: Raul Vanussi, Priscila Coelho

A violência contra os animais e a violação do direito a vida é tema central desta obra. O desejo desenfreado pelo consumo nos paralisa e causa cegueira. Os interesses políticos e econômicos atropelam a lei mais fundamental da existência: o livre arbítrio.
Humanos, animais e o mundo natural devem viver em harmonia rumo a evolução da consciência e da moralidade. A dilaceração da carne exposta nesta obra audiovisual sugere uma crítica à esse estado de consciência, (ou inconsciência?) dos indivíduos em relação ao bem estar dos seres sencientes.
Com o uso da animação em stop motion é experimentado diferentes percepções e manipulações do cadáver, executados à escura em que apenas o tato e o olfato estão ativos e os olhos encobertos pela névoa da ignorância.

 

De Fora (Desde Afuera)

(Chile, 2016)

Dirigido por: Andrea Guerrero

Um grupo de macacos mora em um centro e ficam perturbados com a visita de estranhos. Loucos, inquietos e mutilados, eles se acalmam quando estão novamente sozinhos. Eles nunca poderão retornar ao seu mundo.

 

Oxigênio

(Rio Grande, RS, Brasil, 2016)

Dirigido por: Cláudio Azevedo

Sentimentos são particulares, difíceis de serem explicados, são resultados de experiências. Oxigênio pretende disparar uma experiência perceptiva de cunho audiovisual capaz de promover a alteridade necessária para acionar sensações comuns aos humanos e animais das demais espécies e, assim, atualizar sentimentos para uma tomada de consciência e sensações por mais humanidade.

 

Xitara

(Brasília, DF, Brasil, 2017)

Dirigido por: Diana Svintiskas

Um dia na vida de cinco garis da Vila Planalto, em Brasília-DF, a partir de um outro olhar. Enquanto isso, a poucos quilômetros no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff é afastada durante o processo de Impeachment.

 

SELEÇÃO CURTAS - EDIÇÕES PASSADAS

 

Penso, logo... não durmo

(Curitiba, PR, Brasil, 2014)

Dirigido por: Luara Lux

É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade.

 

Presente (Gift)

(Hungria, 2015)

Dirigido por: Zsófia Zsemberi

O filme conta a história de uma recém integrante de uma família, com final que não deveria existir, mas que, infelizmente, acontece diariamente, nos fazendo refletir sobre nossa responsabilidade.

 

Quanto Custa?

(Curitiba, PR, Brasil, 2012)

Dirigido por: Fiori Vonière

Moldados pela cultura consumista, humanos consomem e descartam seres vivos, como fazem com qualquer outro produto.

VI Mostra Animal emociona Curitiba.

 

myFlickr

Curitiba já estava com saudades desse que é um dos maiores eventos de cinema com a temática animal do mundo. Com filmes de 10 países, convidados especiais, diretores, artistas, feira vegana e um público que cada vez mais se interessa quanto aos diversos aspectos da relação entre seres humanos e animais, a VI Edição da Mostra Animal trouxe, por meio da sétima arte, inúmeras questões relativas ao movimento de amplo respeito aos animais.

No primeiro dia em sua nova casa (Cine Guarani do Portão Cultural) e com uma seleção de filmes livres para todas as idades, "O Mundo Animal de Bibi" (3 episódios), "My Dream" e "The Gift", a Mostra abordou temas como o abandono e a guarda responsável de animais domésticos, como cães e gatos, bem como a esperança por um mundo onde a violência contra os animais seja algo do passado obscuro de nossa sociedade. Juliana Camargo, presidente fundadora da AMPARA Animal, e Lucas Alvarenga, representante nacional da Mercy For Animals, puderam bater um papo com o público logo após os filmes.

Após o primeiro intervalo, momento em que a feira vegana foi a atração principal com seus 19 expositores, as exibições continuaram com "Por Eles", "Apesar de Você (Homenagem às Porcas)" e "Cowspiracy", esse último sendo escolhido como um dos homenageados pelo público para receber um dos Oscows. O Bate Papo ficou por conta de Shirley Fraguas, diretora de "Por Eles", e uma curta entrevista com Kip Andersen, diretor de "Cowspiracy", realizada via web pela voluntária Fernanda Mayrinck especialmente para a Mostra Animal.

Após o bate papo, a cantora Iria Braga apresentou 5 músicas especiais para o evento com seu violonista Thiago Coelho, emocionando o público com sua voz.

Na volta do segundo intervalo, "Live and let Live", "A Vida Segundo Ohad" e "The Herd" fecharam o primeiro dia com muita emoção, esperança e principalmente, histórias inspiradoras.

"The Dream", "Strength" e "Seaworld" (filmes da PETA), "Pidgeon Love" (primeiro filme africano presente na Mostra) e "Ecocide" começaram o segundo dia com tudo e prepararam o público para um dos momentos mais fortes do dia: com a exibição de "At the Edge of the World" e dois episódios do Multishow do programa "Não Conta Lá em Casa (Ilhas Faroé)", o público pôde conhecer um pouco mais sobre as matanças de baleias em diversas partes do mundo com as presenças de Guiga Pirá (voluntário da Sea Shepherd) e Felipe Ufo, diretor dos episódios das Ilhas Faroé. "Speciesism" fechou a tarde do segundo dia e das escolhas do público para os homenageados com o Oscow.

Após a apuração, "Cowspiracy" e "The Gift" receberam as homenagens pelo voto do público. Já o filme que iria fechar a VI Edição da Mostra Animal, o norueguês "Pels", recebeu a homenagem escolhido pela organização do evento.

Após o término do evento uma certeza ficou para todos: agora é hora de pegar a estrada e levar, por meio das edições itinerantes, toda a riqueza dos diversos filmes que compuseram a VI Edição da Mostra Animal para outras cidades do Brasil.

 

Confira a programação:

 

  

Seleção Oficial Mostra Animal 2016

 

LONGA-METRAGENS

 

Viva e deixe Viver (Live and let Live)

(Alemanha, 2014)

O filme do cineasta alemão Marc Pierschel examina nossa relação com os animais, a história do movimento pelos direitos animais e as razões pelas quais as pessoas se tornam veganas.

 

No Extremo do Mundo (At the Edge of the World)

(EUA, 2008)

A aventura mostra uma campanha da organização Sea Shepherd, desenvolvida na Antártica, contra caçadores de baleias, mostrando que é necessário superar barreiras para defender os animais.

 

Por Dentro da Pele (Inside Fur - Pels)

(Noruega, 2014)

O filme mostra o trabalho de um grupo de ativistas que lutam contra a indústria da pele por meio de filmagens secretas, deixando no ar a seguinte pergunta: o que é permitido que os humanos façam aos animais?

 

Cowspiracy

(EUA, 2014)

Uma produção americana que revela como funciona a indústria do que chamamos de "sustentabilidade". Os cineastas investigam porque as principais organizações ambientais não falam sobre os impactos da agropecuária no meio ambiente.

 

A Vida Segundo Ohad (Life According to Ohad)

(Israel, 2015)

O filme conta a historia de Ohad, um ativista vegano que tenta se reconectar à sua família após anos afastado. Em sua trajetória ele mostra suas atuações como ativista e a realidades da indústria animal.

 

Especismo (Speciesism)

(EUA, 2013)

Os pecuaristas fazem de tudo para manter sua atividade em segredo. Nesse filme, Mark Devries, diretor, inicia uma grande investigação nesses locais. O documentário mostra aos telespectadores de forma engraçada, aventureira e certas vezes assustadora, o que se passa por traz dos arbustos dessas fazendas.

 

O Rebanho (The Herd)

(Reino Unido, 2014)

Um grupo de mulheres sequestradas se encontram presas em uma instituição médica precária. A fuga em qualquer circunstância parece impossível, e as mulheres são condenadas a uma vida de servidão forçada pelos caprichos de seus captores por apenas uma razão: o seu leite.

 

CURTA-METRAGENS

 

O Sonho (The Dream)

(Alemanha, 2012)

Um sonho de liberdade para todos os animais. Ouça com o coração e deixe a compaixão determinar nossas ações. Juntos, podemos tornar a liberdade uma realidade para todos.

 

O Mundo Animal de Bibi

(Brasil, 2015)

O Mundo Animal de Bibi é um desenho animado com conteúdo educativo e ético, baseado nos pilares social, ambiental e animal. Bibi é uma criança que tem o dom de falar com os animais.

 

Meu Sonho (My Dream)

(EUA, 2015)

Produzido pela Mercy for Animals, mostra através dos olhos de uma garota como o mundo pode mudar para ajudar os animais.

 

Por Eles

(Brasil, 2015)

O vídeo-documentário "Por Eles" visa mostrar ao público, de uma maneira simples e sem crueldades, a visão de algumas pessoas que aderiram a este estilo de vida, em que o amor e o respeito pelos animais é muito mais forte que o paladar e o consumismo.

 

Presente (Gift)

(Hungria, 2015)

O filme conta a história de uma recém integrante de uma família, com final que não deveria existir, mas que infelizmente acontece diariamente, nos fazendo refletir sobre nossa responsabilidade.

 

Força (Strength)

(Alemanha, 2012)

Patrik Baboumian é vegano e um dos mais homens mais fortes do planeta. Neste curta-metragem produzido pela PETA, ele ressalta que a força física e uma dieta exclusivamente a base de plantas podem trazer força sem necessidade de machucar nenhum outro ser. O vídeo exalta a compaixão e emociona.

 

Apesar de Você - Homenagem às Porcas

(Brasil, 2015)

Clipe ao som de “Apesar de Você”, de Chico Buarque, em homenagem às vitimas do acidente do Rodoanel do dia 25 de agosto de 2015, as porcas resgatadas, aos ativistas envolvidos e a todos os animais que sofrem todos os dias pela exploração humana onde não se pode ver.

Mostra Animal bate recorde de público

 

 

A 5ª edição da Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba. Foram exibidas 22 produções cinematográficas de seis países com foco no cuidado e direito dos animais. Esse ano, mais uma vez, a Mostra recebeu recorde de público, com muitas sessões lotadas. Além dos filmes e das discussões sobre direitos dos animais, aconteceram a exposição e a venda de produtos veganos – alimentos, livros e peças de vestuários atraíram a atenção dos visitantes.

O público presente pode escolher dois filmes para receber o Oscow, homenagem da Mostra às produções. Os mais votados foram: na categoria Longas e Médias Um pedido de desculpas aos elefantes (2013), da diretora norte-americana Amy Schatz, um documentário da HBO que fala sobre história dos elefantes em cativeiro; e na categoria Curtas, o brasileiro Penso logo não durmo (2014), de Luara Lux, que traz diversas discussões envolvendo o universo animal como pesquisas, relação com a sociedade, consumo de animais e seus derivados, entre outros. O clássico longa inglês, O Filme dos Animais, de 1981, dos diretores Victor Schonfeld e Myriam Alaux, que aborda o uso e exploração dos animais para os mais diversos fins, foi o selecionado pelos organizadores do evento.

Os filmes exibidos mostraram ao público a realidade da exploração aos quais animais são submetidos pelos seres humanos, fazendo com que refletissem sobre o seu uso para o entretenimento, pesquisas ou para consumo.Também foi possível vermos, exemplos de pessoas que lutam por uma urgente mudança na relação entre humanos e não humanos, com histórias inspiradoras e emocionantes.

 

myFlickr

 

Confira a programação:

 

 

 

 

 

Seleção Oficial Mostra Animal 2014

 

“O Filme dos Animais” (“The Animals Film”)

(Londres, Inglaterra, 1981) – 120’

“O mais impressionante “film maudit”, possivelmente difícil de manejar, é o “The Animals Film” de Victor Schonfeld, uma investida polêmica, recheada de material nunca antes mostrado e uma riqueza de material novo, muitas vezes obtido de forma encoberta, que documenta... a degradação e exploração por parte da humanidade das criaturas com as quais compartilhamos nosso planeta.

Ele prova, sem sombra de dúvidas, que esse comportamento não é apenas aleatório ou pessoal, mas parte da nossa sociedade organizada, com indústrias farmacêuticas, departamentos governamentais, cientistas, autoridades militares, fazendeiros, laboratórios de pesquisa em universidades, fomentado por interesses próprios egoístas, por dinheiro ou prestígio.

Nunca saí tão emocionado de uma sessão pelo poder do cinema como um meio de transformação da completa sensibilidade do público – por Alan Brien, do The Sunday Times – UK.”

Site: www.theanimalsfilm.com Diretores: Victor Schonfeld e Myriam Alaux

“Tauromachine” (“Tauromachine”)

(Rennes, França, 2012) – 4’33’’

Christophe Thomas, um ativista francês, decide salvar um touro (Fadjen) que teria como destino certo a arena sangrenta das touradas. Da raça “Touro Bravo”, os criadores alertaram que seria naturalmente agressivo, selecionado geneticamente para atacar o homem em um duelo até a morte. Mas será que o amor de um homem seria capaz de provar o contrário?

Confira ao som da música Tauromachine, de Matthias Ferranges, o dia-a-dia de Fadjen. Christophe e Fadjen estão hoje à frente do movimento mundial pelo fim das touradas.

Site: www.sauvons-un-taureau-de-corrida.com Diretor: Christophe Thomas

“Toda a Diferença do Mundo” (“All the Difference in the World”)

(Ithaca, EUA, 2012) – 16’19’’

“Toda a diferença do mundo” compartilha a história dramática e inspiradora de um dos maiores resgates de animais na história dos Estados Unidos, após a destruição de uma fazenda industrial de ovos por um furacão. Ele oferece um insight sobre uma questão que assombra muitos dos que lutam por justiça social: com problemas tão grandes e complexos, como podem os nossos esforços individuais significar alguma coisa ou fazerem real diferença diante da enormidade da tragédia e da injustiça? A resposta reside na abordagem corajosa adotada por esses salvadores de animais. Ao invés de sucumbir ao desespero, eles reúnem uma comunidade para juntos fazerem tudo o que podem, enquanto sabem que inúmeros indivíduos não poderão ser salvos. Ao mesmo tempo que carregam em seus corações o peso de todas as tragédias que eles são incapazes de impedir, eles também abrem-se à alegria que chega quando se dá tudo o que se tem para oferecer.

Site: www.tribeofheart.org Diretora: Jenny Stein

“Fulaninho, o cão que ninguém queria”

((São Paulo, Brasil, 2001) - 18'

Cãozinho abandonado relata sua vivência e ensina sobre a guarda responsável de animais de estimação.

Site: www.intitutoninarosa.org.br/ Diretora: Denise Gonçalves

“Planeat” (“Planeat”)

(Londres, Inglaterra, 2011) – 72’

PLANEAT é a história da busca de três homens para encontrar uma dieta que seja boa para nossa saúde, boa para o ambiente e boa para o futuro do planeta. Com um elenco adicional de chefs pioneiros e a melhor culinária que você já viu, os cientistas e médicos no filme apresentarão um caso convincente para o Ocidente reexaminar o seu caso de amor com carne e produtos lácteos. O filme apresenta o inovador trabalho do Dr. T Colin Campbell na China explorando a ligação entre dieta e doença, o uso da dieta pelo Dr. Caldwell Esselstyn para o tratamento de pacientes com doença cardíaca, e as investigações do cientista Dr. Gidon Eshel sobre como nossas escolhas alimentares contribuem para o aquecimento global, uso da terra e zonas mortas do oceano. Com a ajuda de alguns agricultores inovadores e chefs, PLANEAT mostra como os problemas que enfrentamos hoje podem ser resolvidos, sem ter que recorrer a uma dieta de lentilhas e folhas de alface.

Site: www.planeat.co.uk Diretores: Or Shlomi e Shelley Lee Davies

“Ecce Homo”

(Rio de Janeiro, Brasil, 2013) - 6'6''

Uma fábula sobre a crueldade do Homem para com os animais. Prêmio Juri Popular e Menção Honrosa no 18º Cine PE

Site: Diretor: Clodoaldo Lino

“O Mico-Leão Dourado de Cabo Frio”

(Rio de Janeiro, Brasil, 2014) - 17'

Com depoimentos de pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e moradores do entorno da Reserva, o filme retrata a importância da criação do Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado, no Segundo Distrito de Cabo Frio, como uma medida de alta relevância científica. Um verdadeiro esforço contra o isolamento e extinção da espécie que se tornou o símbolo para a conservação da Mata Atlântica no Brasil.

O filme revela a problemática da região onde a Reserva está localizada e os esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio em estruturar e preservar toda área que é um reduto de Mata Atlântica no Município e o habitat dessa espécie em extinção.

Melhor Filme Produzido na Região na 8ª edição do Festival de Cinema Curta Cabo Frio.

Site: www.codigosolar.com.br Diretor: Marcelo de Paula

“Em que lado...”

(Pontal do Paraná, Brasil, 2013) - 8'46''

Arquipélago de Currais no Paraná, um criadouro de aves marinhas ameaçadas pela poluição. Todos podemos fazer algo para ajudar, ficar inerte ou atrapalhar, em que lado escolhemos ficar?

Site: www.fotosevideos.com.br Diretor: Rodrigo Camargo

“Penso, logo... não durmo”

(Curitiba, Brasil, 2014) - 11'34''

É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade.

Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretor: Luara Lux

“Adote”

(Santos, Brasil, 2013) - 9'

Em meio a correria do dia-a-dia ainda é possível encontrar pessoas que se dispõe a amar e cuidar de animais. Adotar não é apenas caridade, é um ato de amor e total responsabilidade. Sammy e Cami são estudantes de Cinema e Audiovisual e partilham neste documentário um amor infinito por animais de estimação.

Site: freitassammy.wordpress.com Diretoras: Sammy Freitas e Cami Ferreira

“Um Pedido de Desculpas aos Elefantes” (“An Apology to Elephants”)

(Nova York, USA, 2013) – 40’

Narrado por Lily Tomlin e dirigido pela ganhadora do EMMY Amy Schatz, “Um pedido de desculpas aos elefantes” conta a problemática história dos elefantes em cativeiro. Um chamado para a compaixão e melhor tratamento, o filme é também uma súplica para que salvemos o que sobrou na Natureza de nosso mundo.

Site: www.hbo.com Diretora: Amy Schatz

“Amigos Fiéis - Branca e Sr. Wilson”

(Curitiba, Brasil, 2014) - 7'17''

A história de Branca e Sr. Wilson, eles se conheceram quando Branca ainda era muito jovem e desde então se tornaram amigos e nunca mais ficaram sós, vivendo um sempre ao lado do outro até o fim da vida de Branca. Sr. Wilson é um verdadeiro exemplo a todos, mostrando que onde há amor sempre é possível cuidar dos animais até seus últimos dias.

Site: www.facebook.com/cristine.helen Diretora: Cristine Helen Santos

“O Zoológico do Futuro”

(Bahia, Brasil, 2006) - 37'

O documentário enfrenta o debate sobre a função do zoológico, demonstrando, através de entrevistas com especialistas nacionais e estrangeiros, que o modelo de zoológico adotado atualmente está ultrapassado, uma vez que, organizado em função dos interesses humanos, priva os animais de seus direitos básicos, como a liberadade e a vida selvagem.

A partir do relato de ativistas e especialistas, o documentário apresenta alguns insights sobre o futuro dos jardins zoológicos, que para muitos haverão de se converter em santuários, local de permanência temporária, onde os animais possam submeter-se a cuidados básicos em razão de seus próprios interesses e, sempre que possível, reintroduzidos na natureza.

Site: www.nipedia.direito.ufba.br Diretor: Bruno Brito

“Pegada Tóxica” (“Tail of Toxics”)

(Washington-DC, EUA, 2014) – 2’45’’

Testes excruciantes são realizados em milhares de animais todos os dias para trazer novas drogas, cosméticos e pesticidas para o mercado. Reconhecendo que a experimentação animal é lenta, exige grandes recursos e não necessariamente prevê resultados confiáveis sobre a saúde de seres humanos, a Academia Nacional de Ciências dos EUA recomendou a mudança de testes com animais para métodos de ensaio sem animais, que são mais precisos e de baixo custo. Entenda porque o teste em animais não é a melhor opção sob o ponto de vista científico e ético, nessa dinâmica animação produzida pelo Comitê Médico pela Medicina Responsável (Physicians Committee for Responsible Medicine – PCRM), respeitada organização norte-americana.

Site: TailofToxics.org e pcrm.org Diretora: Aryenish Birdie

“Não abandone animais - Homenagem a Paloma”

(Curitiba, Brasil, 2010) - 6'52''

Inicia com homenagem a cadela Paloma que sofreu muito nas ruas, mas teve a sorte de encontrar uma humana que se preocupasse com ela e a amasse incondicionalmente. Depois segue com o tema sobre abandono de animais e as ilusões dos humanos que abandonam, que não pensam que o animal precisa de uma forma para sobreviver e sofrem muito nas ruas. Sobre pessoas que pensam que abrigos são cachorrolândia ou gatolândia e não se preocupam em como será a vida do animal depois.

Site: www.facebook.com/cristine.helen Diretora: Cristine Helen Santos

“Lolita – Escrava pelo Entretenimento” (“Lolita – Slave to Entertainment”)

(EUA, 2013) – 56’00’’

Este polêmico e premiado documentário independente desvenda a realidade perturbadora e os segredos obscuros da indústria multi-bilionária dos aquários, questionando a ética humana no relacionamento com animais para entretenimento. Retrata a comovente história de Lolita, uma baleia assassina mantida em exposição no Aquário Marinho de Miami, Flórida, por mais de 40 anos.

Site: www.slavetoentertainment.com e www.rattlethecage.org Diretor: Tim Gorski

“O Hamburguer de Alga Holandês” (“The Dutch Weed Burger”)

(Amsterdam, Holanda, 2013) – 28’39’’

Se o consumo humano continuar em sua escala atual, em 2050 nós precisaremos de três Terras para nos alimentar. Cada vez mais cientistas concordam que um direcionamento para uma dieta a base de plantas é inevitável. Lisette Kreischer - uma vegana holandesa - e o documentarista Mark Kulsdom pretendem enfrentar este desafio e estão mirando nas algas como a alimentação do futuro. Juntos, eles vão para New York para conhecerem a fundo a melhor cultura mundial vegana em busca da receita de algas perfeita.

Site: dutchweedburger.com Diretor: Mark Kulsdom

“Jim Morris – Fitness ao longo da vida” (“Jim Morris – Lifelong Fitness”)

(Los Angeles, CA, EUA, 2014) - 16’30’’

Como fisiculturista professional por 30 anos, Jim ganhou muitos grandes títulos incluindo Mr. America, Mr. USA e Mr. International. Em 1996, Jim ganhou o Mr. Olympia masters com idade de 61 anos, sendo vegetariano. Em 2000, Jim se tornou vegano por motivos éticos e de saúde. Ele continua a treinar regularmente e trabalha como personal trainer em Venice, California. O filme explora a fantástica estória e os pensamentos fascinantes de Jim sobre a vida, envelhecimento e realização pessoal.

Site: www.lifelongfitness.tv Diretor: Ryan Vance

“A História de uma Mãe” (“Die Geschichte einer Mutter”)

(Basel, Suiça, 2014) 3’40’’

Um curta que conta a história trágica da vida de uma mãe.

Site: www.vegan.ch Diretor: Adrian Marmy

“Nós”

(Joinville, Brasil, 2014) 2’33’’

A privação da liberdade é um dos piores retratos da violência que cometemos contra os animais não-humanos. Em um pacto com tradições antropocêntricas incompreensíveis, a limitação de movimentos suga, também, o psicológico – diariamente. O que fizemos? O que eles fizeram para merecer isso?

Site: Diretora: Fernanda Lange

“Leitão Pururuca”

(Curitiba, Brasil, 2014) 7’52’’

Uma noite de Natal se transforma num velório macabro quando cristianismo e espiritualidade se chocam em poesia.

Site: www.resgateseuamigo.com.br Diretora: Fiori Vonière

“Os Papagaios Selvagens de Telegraph Hill” (“The Wild Parrots of Telegraph Hill”)

(San Francisco, EUA, 2003) – 83’

“Os Papagaios Selvagens de Telegraph Hill” é a verdadeira história de um boêmio de São Francisco e seu notável relacionamento com um bando de papagaios selvagens verdes e vermelhos. Mark Bittner, um músico de rua sem-teto em San Francisco, se encontra com o bando enquanto ele procura um sentido para a sua vida, sem saber que os papagaios selvagens vão lhe trazer tudo o que ele precisa.

Site: www.pelicanmedia.org Diretora: Judy Irving

Mostra Itinerante Niterói - 05/05/2016

myFlickr

A Mostra Internacional de Cinema pelos Animais Edição Itinerante de Niterói ocorreu no último dia 05/05 no CINE ART UFF, localizado em Icaraí. É a primeira vez que a Mostra Animal Itinerante ocorre na cidade de Niterói. Foram exibidos onze filmes divididos em três sessões dentre os quais, em sua maioria, documentários abordando o vegetarianismo e os diversos aspectos sobre o relacionamento entre humanos e animais, tendo sido exibido ao final o filme de suspense A.L.F., uma narrativa sobre a atuação de ativistas independentes para salvar cães utilizados para vivissecção. Em torno de cem estudantes de escolas públicas assistiram a primeira sessão que contou com um público total de 138 telespectadores. Outro destaque do evento foi o bate-papo realizado com a Diretora de Educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais, Elizabeth MacGregor, que abordou a situação dos animais de cativeiro e apresentou o projeto do Fórum Nacional para capacitação de professores da educação fundamental com intuito de conscientizar as novas gerações da importância do respeito aos animais e ao meio ambiente.