Mostra Animal Itinerante no Cine PraCachorro

– São Paulo, de 06 a 20 de Junho de 2013 -

Sessões extras de 22/06 a 13/07

Maio de 2013 - A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a Matilha Cultural, realizam entre os dias 6 de Junho a 13 de Julho, a Mostra Animal Itinerante, integrando o projeto praCachorro 2013.

Serão exibidos filmes que tratam da temática dos animais e do vegetarianismo, e que foram exibidos nas três edições já realizadas da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, promovida pela SVB Curitiba

Mostra Animal Itinerante – Brasília, 29 e 30 Março de 2013
em 2009, 2011 e 2012 e que já visitou também Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro  A realidade e os diversos ângulos da contraditória relação entre humanos e animais serão abordados através de filmes e documentários de diversos lugares do Brasil e do mundo, entre os quais o surpreendente "Peaceable Kingdom", o premiado "A Galinha que Burlou o Sistema", o novaiorquino "Vegucated", "Quanto Custa?" e muitos outros filmes que fizeram da edições anteriores  grandes sucessos de público e crítica. A Mostra também contará com palestras e bate-papos sobre os filmes, bem como a venda de produtos relacionados aos temas.

O praCachorro é uma Mostra multicultural anual realizada pela Matilha, espaço independente de informação, arte e engajamento, localizado e atuante há 4 anos no centro de São Paulo. O praCachorro é um programa completo para que donos e animais possam aproveitar um passeio com diferentes atrações que ocupam todo o espaço da Matilha Cultural. Instalações, arte, fotografia proporcionam momentos especiais de convivência entre humanos e cachorros. Desde a programação de cinema até o cardápio da casa serão adaptados especialmente para cães. O objetivo do evento é reforçar campanhas e trabalhos de ONGs contra o abandono e pela adoção de cachorros, trazendo cultura e entretenimento para ajudar a criar essa consciência nas pessoas. O projeto está em sua terceira edição.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) foi fundada em 2003 e é a maior organização vegetariana brasileira e uma das mais ativas do mundo. Filiada à IVU (International Vegetarian Union) e com filiados e grupos espalhados pelo Brasil, a SVB trabalha para que o vegetarianismo seja cada vez mais reconhecido e aceito como uma opção alimentar benéfica para a saúde, para os animais e para o meio ambiente.



Mais informações:
Site: www.mostraanimal.com.br
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Serviço MatilhaCultural Rua Rêgo Freitas, 542 São Paulo - SP CEP: 01220-010 (0xx) 11 3256.2636
Entrada Gratuita.

Acesso wi-fi - 68 Lugares + 2 cadeirantes.

+ www.matilhacultural.com.br
+ http://www.svb.org.br/
+http://www.mostraanimal.com.br/

 

 

 

###### A Galinha que Burlou o Sistema, Quico Meirelles - 2012 - São Paulo, SP O2 15' Ficção

Sinopse: A história de uma galinha de granja que acredita que a vida pode ser diferente.

 

 

###### A Engrenagem, Denise Gonçalvez - 2012     - São Paulo, SP Instituto Nina Rosa 13' Ficção

Sinopse: O filme responde a perguntas como: Você já se perguntou de onde vem nossa comida? E Quais os impactos que ela nos traz?

 

 

###### A Questão Animal, Todd W. Southgate - 2011 - Florianópolis, SC Tood Southgate 58'36'' Documentário

Sinopse: O filme documenta o problema dos animais de rua no Brasil.

 

 

######  Pense Nisso, Maurício Eça - 2011 - São Paulo, SP Instituto Nina Rosa 30'' Teaser

Sinopse: Desperta os espectadores para realidade cruel a que os animais são submetidos na indústria da carne

 

 

##### Peaceable Kingdom  - EUA -  Tribe of Heart 78' Documentário

Sinopse: Documentário que aborda o trabalho de ex fazendeiros de resgate de animais vindos de fazendas industriais

 

 

##### A Dança do Tempo, Christian Spencer - 2011 - Itatiaia, RJ Bushmaster Filmes 22' Experimental

Sinopse: A "Dança do Tempo" leva o espectador a uma viagem pelas belezas e pelos infinitos ciclos da Natureza.

 

 

##### Making the Connection, Environment Films - 2010 - Birmingham, Ing The Vegan Society 30' Documentário

Sinopse: Um filme que convida você a uma viagem em conjunto com um chef, um fazendeiro, um deputado, um atleta, um nutricionista e um poeta para explorar um estilo de vida emocionante que combina alimentos saudáveis com soluções para muitos dos desafios globais que enfrentamos hoje. Você vai fazer a ligação e tornar-se parte da solução?

 

 

##### Quanto Custa?, Fiori Voniere (Juliana Fiori) - 2012 - Curitiba/PR Fiori Voniere 6' Documentário

Sinopse: Com mentes moldadas pela cultura consumista, humanos consomem e descartam seres vivos, como fazem com qualquer objeto.

 

 

######Jill's Film, John Curtin - 2005 - Coventry, Ing John Curtin 40' Documentário

Sinopse: Jill's Film conta a trajetória de vida de Jill Phipps, que foi morta durante uma manifestação a favor dos direitos dos animais.

 

 

###### Basta de Sofrimento no Circo, ADI Animal Defenders International - 2008 - EUA ADI 25'

Sinopse: Filmado pela Animal Defenders International, este video mostra a realidade acerca do uso e abuso de animais no entretenimento.

 

 

#### Tegan The Vegan, Marisa Martin - 2010 - Austrália Belinda Barancewicz 13' Animação

Sinopse: Tegan é uma menina de 12 anos que ao descobrir de onde vinha a carne que comia decide se tornar vegetariana.

 

 

#### Glass Walls, PETA EUA PETA 15' Documentário

Sinopse: Narrado e estrelado por Paul McCartney, chocante vídeo da PETA tem a sua inspiração a partir da citação mais conhecida no movimento dos direitos dos animais e oferece um breve vislumbre por detrás das paredes dos matadouros, granjas industriais, transporte de animais vivos e da indústria pesqueira.

 

 

##### Vegucated,  Marisa Muller Wolfson - 2010 - EUA 77' Documentário/Comédia

Sinopse: Um documentário rodado em estilo guerrilla acompanha as aventuras de três nova-iorquinos que amam queijo e carne mas que aceitam o desafio de adotar uma dieta vegana durante seis semanas. Ellen, Brian e Tesla não têm a menor ideia das consequências do bife em seu prato. Atraídos por histórias de perda de peso e saúde recuperada, eles começam a descobrir o lado obscuro da agricultura animal que os fazem questionar se as soluções oferecidas em filmes como Food, Inc. vão longe o suficiente.

 

 

 

##### Atave - A Avicultura Escancarada - Guilherme Carvalho (PE, Brasil) - 2009 - Curitiba/PR - 10' - Documentário

Sinopse:  Denuncia o holocausto animal e mostra que a crueldade da indústria da carne não se restringe aos Estados Unidos e tampouco ao sul do Brasil.

 

##### Sea the Truth (Direção: Claudine Everaert; Produção: Nicolaas G. Pierson Foundation - Holanda) - 2010 - 60' - Documentário.

Sinopse: Em 2048 os Oceanos estarão vazios.

 

###### Dev(e) ir livre, Cláudio Azevedo - 2012 - Rio Grande, RS Claudio Azevedo 4'20'' Experimental

Sinopse: Num devir-liberdade que anuncia aquele desejo que diz: deve ir livre!

 

I#### Involução, Samuel Zadoque - 2012 - Curitiba/PR Cones e Filmes 4'33'' Experimental

Sinopse: Após ver um animal enjaulado durante um passeio no zoológico, um rapaz começa a imaginar-se no lugar daquele animal.

 

##### Meat The Truth - Uma Verdade Mais que Inconveniente, Nicolaas G. Pierson Foundation (Holanda) - 2009 - Curitiba/PR - 70' – Documentário

Sinopse: Documentário, apresentado por Marianne Thieme (líder do Partido pelos Animais da Holanda), constitui em uma resposta a filmes que foram feitos sobre as alterações climáticas. Embora estes tenham conseguido chamar a atenção pública para a questão, têm ignorado repetidamente uma das mais importantes causas de alterações climáticas. O filme demonstra que a pecuária gera mais emissões de gases do efeito estufa do que todos os meios de transporte.

 

##### Não Matarás, Instituto Nina Rosa - 2009 - Curitiba/PR - 65' – Documentário

Sinopse:  - O tema principal deste documentário é um olhar abrangente sobre o sistema que mata mais do que salva. O uso de animais no ensino, o medo dos estudantes em expressar sua rejeição a esses métodos cruéis, a continuidade de um pensamento acadêmico já ultrapassado.

 

##### O Abrigo (Direção de Flavia Trindade; Produção: G.A.T.A. Filmes / Guetto Filmes - 2011 - RJ/Brasil) - 73' – Documentário

Sinopse: Na madrugada de 12 de Janeiro de 2011, na região do Rio de Janeiro, uma tempestade causou a maior catástrofe natural do Brasil. Em meio a esse cenário de caos e devastação, entidades de proteção animal e voluntários reuniram forças para resgatar das áreas destruídas os animais vítimas dessa tragédia. Essas pessoas salvaram mais de 1200 vidas e são elas que contam a história da luta em prol dos animais edo nascimento do abrigo em Teresópolis da ONG Estimação.

 

##### Bold Native (Direção: Denis Hennelly; Produção: Open Road Films) - EUA - 2010 - 104' - Ficção

Sinopse: Charlie Cranehill, um libertador de animais procurado por terrorismo doméstico, trabalha para coordenar uma ação de âmbito nacional, mas seu pai tenta encontrá-lo antes que o FBI o faça.

 

##### Devir-animal (Cláudio Azevedo) - 2010 - RS/Brasil - Experimental - 1'55"

Sinopse: Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.

 

##### A Morte do Cão (Direção: Juliana M. Fiori; Faculdade CineTV PR) - 2011 - PR/Brasil - Documentário - 12'30"

Sinopse: Morte e vida canina.

 

##### A Carne É Fraca (Direção: Denise Gonçalves; Produção: Instituto Nina Rosa) - 2005 - SP/Brasil - Documentário - 54'

Sinopse: Documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.

 

 

FaLang translation system by Faboba