A VII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais (Mostra Animal 2017) acontecerá no dia 12 de novembro de 2017, das 12h30 às 21h, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O evento contará com filmes do Brasil e de diversos países. A entrada é gratuita (por ordem de chegada) e os participantes terão acesso a uma feira de produtos livres de exploração animal.

 

Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140

Dia: 12 de Novembro de 2017

Horário: das 12h30 às 21h

Traslado:  Metrô Cinelândia, das 12h às 21h30 (ponto na saída do metrô em frente ao Starbucks, esquina da Rua do Passeio com a Praça Floriano)

Entrada Gratuita

Feira de produtos livres de exploração animal.

 

Confira a programação do evento:

Programação da Mostra Animal 2017

 

Seleção Oficial Mostra Animal 2017

 

MÉDIA E LONGA-METRAGENS

 

Empatia

(Espanha, 2017)

Ed é contratado para fazer um documentário com a intenção de mudar os hábitos da sociedade que são prejudiciais aos animais. Mas completamente estranho à cultura de amor aos animais, ele perceberá que para realizar o projeto, ele deve primeiro se convencer. Um projeto que mudará seu modo de vida para sempre. Ou talvez não?

 

Leões de Sangue (Blood Lions)

(África do Sul, 2015)

Leões de Sangue segue o internacionalmente reconhecido jornalista ambientalista e operador de safari, Ian Michler, nas fazendas de criação para testemunhar os resultados da criação intensiva de leões em confinamento - um forte contraste com seus primos selvagens.
Fazendeiros agressivos se ressentem de seu questionamento, mas é fácil de ver a comercialização altamente lucrativa de leões - a domesticação de filhotes de leão, o recrutamento de voluntários, os passeios com leão, a caça e o novo comércio de ossos de leão estão aumentando e tudo está sendo justificado sob o disfarce da conservação e pesquisa.

 

O Último Porco (The Last Pig)

(EUA, 2017)

O Último Porco é uma meditação lírica sobre o que significa ser uma criatura senciente com o poder de matar. Profundamente imersivo, o filme segue um fazendeiro de suínos durante seu último ano de abate de porcos. Por meio de reflexões esparsas e íntimas, o fazendeiro revela o crescente conflito de uma vida "vendendo a morte".

 

What the Health (Que Raio de Saúde)

(EUA, 2017)

Uma jornada que descobre as principais causas associadas às maiores doenças do mundo e o conluio entre as grandes indústrias que fazem trilhões de dólares lucrando em cima de tudo. Depois, mostra a solução secreta que resolve boa parte do problema, de várias maneiras.

 

CURTA-METRAGENS

 

42 Dias na Vida de um Frango

(EUA, 2016)

A Animal Equality foi pioneira ao utilizar filmes em realidade virtual no movimento de proteção animal, dando aos telespectadores a primeira experiência imersiva de 360 graus no universo oculto das granjas industriais e abatedouros. A série iAnimal 360 da Animal Equality aumenta a compreensão das pessoas sobre de onde vêm seus alimentos e também está aumentando a consciência global sobre a necessidade de maior proteção animal e escolhas mais compassivas em relação aos animais.
O filme "42 Dias" é o segundo vídeo da série iAnimal, que te leva a uma viagem imersiva na vida dos frangos explorados pela indústria da carne. São mostradas as práticas legais e padrões da indústria de frangos dos Estados Unidos e do mundo inteiro, tais como, a forma em que são criados e os banhos de choque elétrica onde as aves são imersas antes de morrerem.

 

A Hora da Decisão (Time to Decide)

(Reino Unido, 2014)

Toda geração deve considerar a injustiça e crueldade que tolerará. A hora da decisão chegou para a nossa geração. É hora de evoluir. Devemos acabar com a Era do Enjaulamento.

 

Carnivoraz

(São Paulo, SP, Brasil, 2016)

A violência contra os animais e a violação do direito a vida é tema central desta obra. O desejo desenfreado pelo consumo nos paralisa e causa cegueira. Os interesses políticos e econômicos atropelam a lei mais fundamental da existência: o livre arbítrio.
Humanos, animais e o mundo natural devem viver em harmonia rumo a evolução da consciência e da moralidade. A dilaceração da carne exposta nesta obra audiovisual sugere uma crítica à esse estado de consciência, (ou inconsciência?) dos indivíduos em relação ao bem estar dos seres sencientes.
Com o uso da animação em stop motion é experimentado diferentes percepções e manipulações do cadáver, executados à escura em que apenas o tato e o olfato estão ativos e os olhos encobertos pela névoa da ignorância.

 

De Fora (Desde Afuera)

(Chile, 2016)

Um grupo de macacos mora em um centro e ficam perturbados com a visita de estranhos. Loucos, inquietos e mutilados, eles se acalmam quando estão novamente sozinhos. Eles nunca poderão retornar ao seu mundo.

 

Oxigênio

(Rio Grande, RS, Brasil, 2016)

Sentimentos são particulares, difíceis de serem explicados, são resultados de experiências. Oxigênio pretende disparar uma experiência perceptiva de cunho audiovisual capaz de promover a alteridade necessária para acionar sensações comuns aos humanos e animais das demais espécies e, assim, atualizar sentimentos para uma tomada de consciência e sensações por mais humanidade.

 

Xitara

(Brasília, DF, Brasil, 2017)

Um dia na vida de cinco garis da Vila Planalto, em Brasília-DF, a partir de um outro olhar. Enquanto isso, a poucos quilômetros no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff é afastada durante o processo de Impeachment.

 

SELEÇÃO CURTAS - EDIÇÕES PASSADAS

 

Penso, logo... não durmo

(Curitiba, PR, Brasil, 2014)

É difícil dormir imersa em tanta tranquilidade.

 

Presente (Gift)

(Hungria, 2015)

O filme conta a história de uma recém integrante de uma família, com final que não deveria existir, mas que, infelizmente, acontece diariamente, nos fazendo refletir sobre nossa responsabilidade.

 

Quanto Custa?

(Curitiba, PR, Brasil, 2012)

Moldados pela cultura consumista, humanos consomem e descartam seres vivos, como fazem com qualquer outro produto.